FPS

O que é uma ferramenta de penetração de solo(FPS)?

São implementos mecânicos que podem ser incorporados às máquinas para otimizar o processo de manuseio do solo, ou mesmo possibilitar

Elas são utilizadas em vários setores, reduzindo o desgaste de peças adaptadas (não ideais) e otimizando o fluxo de trabalho. Assim, há menos desperdício e mais segurança para os operadores.

A escolha da FPS correta terá uma enorme diferença na produtividade e lucratividade da sua operação.
O material usado na sua fabricação, juntamente com as técnicas relacionadas a ela garantem a qualidade e o aproveitamento total do trabalho efetuado pela sua máquina pesada. O GHT traz para você a qualidade que sua máquina merece.

Pontas, dentes, adaptadores, entredentes, pinos, travas, lâminas e bordas englobam as ferramentas de penetração no solo (FPS).

Máquinas pesadas que utilizam as ferramentas de penetração no solo (FPS)

A maioria dos fabricantes de equipamentos pesados fabrica pelo menos um equipamento que demanda o uso das FPS. Máquinas Caterpillar, Volvo, Komatsu, JCB, Case, Sany, que foram fabricadas para trabalho pesado são exemplos de fabricantes que fazem o uso dessas ferramentas. As máquinas podem ser:

  • Escavadeiras
  • Trator de esteira
  • Carregadeiras
  • Retroescavadeiras
  • Motoniveladoras
  • Equipamentos de pavimentação
  • Escarificadores
  • Scrapers
Quais são as principais ferramentas de penetração de solo?

Antes de entender como escolher boas ferramentas de penetração de solo, é preciso conhecer as opções disponíveis no mercado. Elas são compostas de acordo com as demandas do mercado e a flexibilidade das máquinas que as utilizam. Confira!

Ponta para serviços leves
As pontas de penetração, ou dentes, para serviços leves são aplicadas para auxiliar no processo de escavação do solo. Elas contam com material leve e resistente, mas que não podem ser empregadas em cenários em que há alta abrasão.

Pontas reforçadas
Esse tipo de ponta é recomendado para ambientes de trabalho pesado, como mineradoras ou áreas com muitas rochas. As pontas são construídas com materiais resistentes ao impacto, o que garante alta durabilidade mesmo que exista grande abrasão.

Pontas para penetração ou afiadas
Estas são focadas para os ambientes com solo argiloso. O seu perfil ajuda a máquina a trabalhar com mais agilidade e menos consumo de combustível. Porém, se empregadas em solos mais resistentes e rígidos, como os que contam com muitas rochas, podem se deteriorar rapidamente.

Carregadeiras
Essa ferramenta combina alta resistência e pontas mais finas. Isso lhe possibilita realizar um arrasto ao solo mais rente. Ou seja, funciona com qualidade em lugares com baixo ou médio impacto, mas alto nível de abrasividade.

Como escolher a melhor ferramenta de penetração de solo para o seu negócio?

Para optar por boas ferramentas de penetração de solo, é fundamental entender as suas demandas e identificar opções de qualidade. Isso dará para a sua empresa a capacidade de avaliar qual investimento apresentará maior retorno com o menor risco. Os passos para fazer isso são:

  • identificar as necessidades da empresa a partir da sua rotina;
  • avaliar quais são as metas de médio e longo prazo para antecipar a compra de peças com preços mais baixos;
  • buscar fornecedores que sejam alinhados com o seu perfil e consigam atender às suas demandas;
  • abrir um canal de comunicação com a equipe para avaliar os desafios da área.

O manuseio de solo faz parte do fluxo de trabalho de empresas agrícolas, indústrias pesadas e negócios da construção civil.

Ou seja, a escolha da empresa pode minimizar riscos, otimizar o seu fluxo de trabalho e maximizar a vida útil de suas máquinas.

Portanto, não deixe de seguir as nossas dicas e investir em peças, máquinas e equipamentos de qualidade. Assim, será muito mais fácil manter a sua empresa à frente da concorrência.

Quer saber mais sobre as ferramentas de penetração de solo? Então fale conosco!

Conhecendo as FPS e Materiais de Desgaste

Com a função de penetração em solos, pilhas de rocha ou materiais abrasivos, as ferramentas foram projetadas para suportar o severo serviço atuado pelas caçambas e lâminas que os equipamentos pesados são expostos todos os dias. Para ter a melhor performance, os usuários devem cuidadosamente escolher os materiais de desgaste que são empregados nos implementos do maquinário.

Buscando o melhor desempenho perante as necessidades, como eficiência e alta resistência do material ao impacto e à abrasividade, o GHT oferece os melhores fabricantes para que você possa atingir uma maior rentabilidade no serviço. Ferramentas mais finas, que proporcionam uma penetração mais rápida em diferentes tipos de solo (recomendado em saibro e minérios de baixa abrasividade) – em contramão sofrem maior desgaste – ou ferramentas reforçadas fabricadas com uma maior quantidade de aço, que têm maior vida útil (recomendado para serviços pesados, como carregamento de rochas, calcário, granito ou minérios mais duros). Exemplo prático: a operação de carregadeiras, que demandam ferramentas que suportam maior exposição, já que sua caçamba trabalha encostada no solo e sofre um alto nível de desgaste, sendo de praxe utilizar materiais reforçados na parte de baixo das pontas.

Fundido x laminado

A escolha do tipo de fabricação e material a ser consumido pelo usuário depende de qual é a atuação que a máquina irá realizar. O material fundido é produzido com um reforço especial e passa por diversos tratamentos térmicos para que o aço alcance o nível de resistência necessário para sua aplicação. Já o material laminado é mais utilizado em aplicações de terraplanagem, em equipamentos como tratores de esteiras e as motoniveladoras e também passam por tratamentos térmicos que promovem uma ferramenta homogênea.

Importância da escolha correta da FPS

As ferramentas de penetração no solo protegem componentes, reduz os custos de operação e maximiza a performance do equipamento. O componente mais importante de uma máquina pesada são suas ferramentas de trabalho, e a FPS tem um efeito direto nela. A seleção correta afeta a produtividade, o consumo de combustível, custos de manutenção e possibilita a longevidade do equipamento.

As ferramentas de penetração de solo (FPS) apresentam diferentes tipos, perfis e sistemas de fixação para equipar caçambas e rippers para carregadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e tratores de esteira.

São os componentes que normalmente fazem contato inicial com o material que está sendo movido e protegem as estruturas do equipamento da abrasão e do impacto.

Além disso, as ferramentas de penetração de solo podem impactar diretamente na produtividade, no consumo de combustível, nos custos de manutenção e na longevidade do seu equipamento.

Scroll Up